tandava

महा शिवरात्रि – Mahaśivarātri

महा शिवरात्रि

Mahaśivarātri    em  2017 esse dia é 24 de fevereiro

ओं नमः शिवाय ।Om Namah śivaya!

MahaShivaratri é a noite de adoração do Senhor Śiva e o dia é dedicado a ele e especial para os yogis, tapasvins (ascetas) e todos aqueles que buscam o autoconhecimento. Neste dia, os devotos passam o dia em jejum, cantando o mantram do Senhor Śiva desde o nascer até o pôr do sol e depois os devotos quebram o jejum comendo prasādam, aquilo que é oferecido nesta pūjā. Esta festa cai no 14º dia da quinzena da lua nova entre os meses de fevereiro e março e é uma noite sem lua quando se oferece uma oração especial ao senhor śiva. O śivarātri   (“ratri” em sânscrito significa ‘noite’) é a noite quando o Tandava Nritya dançou a dança da Criação, preservação e destruição. O festival é observado durante um dia e uma noite.

shivratri_story

De acordo com os Puranas, durante a grande mítica mistura do oceano, chamado Samudra Manthan, de onde um pote de veneno emergiu do oceano – o que havia horrorizado os deuses e demônios pois tinha o poder de destruir o mundo inteiro.

Quando eles correram para śiva para pedir ajuda, śiva  bebeu o veneno mortal para proteger o mundo, segurando-o na sua garganta em vez de engoli-lo. Isto se transformou na sua conhecida garganta azul, e desde então ele veio a ser conhecido também como “Nilkantha”, aquele possuidor da garganta azul.

O Shivaratri celebra este acontecimento porque śiva  salvou o mundo da destruição.O símbolo que representa śiva é chamado de Lingam. Normalmente é feito de granito, pedra sabão, quartzo, mármore ou metal.

A celebração se caracteriza pela circundução de devotos em volta do lingam e a adoração por toda noite. Também são oferecidos os 5 alimentos de imortalidade: leite, manteiga calrificada, iogurte, mel e açúcar, que são colocados diante do lingam. A vigília durante a noite é mantida com o conto de histórias e canções, e é quebrada somente na manhã seguinte.

0 comentários

Deixe um comentário

Fique a vontade para deixar um comentário sobre este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *